Ensino Infantil

• Alfabetização
  • Alfabetização com prazer

A criança comunica-se não só por meio de palavras, mas também de sons, gestos e ações. Por isso, a alfabetização não se limita à leitura e à escrita – ela se estende a todos os níveis da vida social. Para que esse processo se dê com eficácia, é preciso que na aprendizagem inclua prazer. Aprende-se mais e melhor com a troca de informações e experiências; não basta só memorizar, é fundamental exercitar a imaginação criativa.

No Colégio Liberdade Objetivo, a alfabetização é concebida como um processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais. Para que isso aconteça, temos uma metodologia que promove nas crianças o desejo de lidar com o código alfabético. Investigando e descobrindo seu próprio nome e palavras que para elas tenham significado, chegam aos textos, músicas, poesias e parlendas.

Tem-se, então, um aprendizado de caráter ativo, profundo e dinâmico inserido em um contexto real e significativo. O aluno pesquisa, apresenta sempre as suas hipóteses traz consigo.

• Objetivos

No Colégio Liberdade, a Educação Infantil é levada muito a sério. Neste sentido, trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade. E, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, idéias, atitudes e direitos dos outros.

A equipe do Colégio Liberdade percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos. Esta concepção é mais profunda e mais abrangente do que aquela que apenas assegura a cada criança o saber ler, escrever e calcular.

Enfim, nosso objetivo é preparar nossos alunos para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade.

Construir uma escola que venha ao encontro dos desejos e das necessidades das crianças, que realmente promova o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social requer seriedade! Aos pais e responsáveis cabe a escolha consciente e prudente do espaço educacional de que disporão seus filhos. À escola cabe dar às crianças uma formação tranqüila e saudável, através de um projeto educacional alinhado com os novos tempos.

Material Didático Inovador

• Infantil 1 - (3 anos)
    • Agenda semestral.
    • Conjunto semestral de fichas coloridas tamanho A3 com adesivos para Códigos, Comunicação, Expressão e Representação; Natureza e Cultura; Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas.
    • Conjunto anual de fichas coloridas tamanho A3 para Artes Visuais.

Infantil 2 - (4 anos)

• Agenda semestral.
  • Conjunto anual de fichas coloridas tamanho A3 para Artes Visuais, com pasta.
  • Caderno anual tamanho A3 para Inglês, com adesivos.
  • Infantil 3 (5 anos)
    • Agenda semestral.
    • Conjunto anual de fichas coloridas tamanho A3 para Artes Visuais, com pasta.
    • Caderno anual tamanho A3 para Inglês, com adesivos.
    • Conjunto anual de fichas coloridas tamanho A3 com adesivos para Natureza e Cultura.
    • Conjunto semestral de fichas coloridas tamanho A3 com